27

FEV

4 mins leitura

Atualizado em:
27/02/205

10 Ações para profissionalizar a sua empresa

Colleagues discussing data and strategy in an office meeting.

As empresas enfrentam desafios para crescer de forma estruturada. Afirmações como “Para quê mudar, se as coisas estão bem?” ou “Não há tempo para formação” são obstáculos que dificultam a evolução dos negócios. A profissionalização exige uma mudança de mentalidade e a adoção de práticas que impulsionam a competitividade.

A seguir, apresentamos 10 ações fundamentais para estruturar a gestão e garantir um crescimento sustentável para a sua empresa.

 

1.Diagnóstico

Antes de planear o futuro, é essencial entender o passado. Analise a trajetória da empresa, os objetivos alcançados e a evolução do setor. Conheça sua concorrência e identifique as oportunidades de melhoria.

 

2.Missão, visão e valores

Mesmo que esses conceitos estejam claros para a gestão, é fundamental formalizá-los e comunicá-los a toda a equipa. Esses conceitos servem de orientação para as decisões diárias e garantem o alinhamento estratégico.

 

3.Plano estratégico

Transforme a sua missão e visão em ações concretas. O plano estratégico deve definir eixos estratégicos, o modelo organizacional e objetivos claros, além de fornecer um panorama do posicionamento da empresa no mercado.

 

4.Definição de objetivos

Os objetivos devem abranger diferentes áreas:

Financeira (ex.: crescimento da receita)

Clientes/Mercado (ex.: aumento da quota de mercado)

Processos (ex.: melhoria na eficiência operacional)

Organização (ex.: desenvolvimento da cultura empresarial)

Além disso, devem ser mensuráveis – o que não é medido, não pode ser gerido nem aprimorado.

 

5.Processos de negócio e suporte à gestão

Reveja e otimize os processos essenciais da empresa, assim como:

Ciclo da Receita (pré-venda, venda, expedição e recebimento);

Ciclo da Despesa (aquisição, pagamento e controle financeiro).

A eficiência operacional deve ser monitorada por indicadores de produtividade e qualidade.

 

6.Modelo de governança e organização

Cada empresa precisa de um modelo de gestão adequado à sua realidade. Defina um sistema de aprovação de decisões que facilite a execução do plano estratégico e garanta agilidade na gestão.

 

7.Política de carreiras e remuneração

Estabeleça uma política de funções e remunerações transparente. A valorização do mérito e a criação de um ambiente equilibrado entre vida profissional e pessoal são fundamentais para reter talentos.

 

8.Gestão de talentos

Os seus colaboradores são o maior ativo da empresa. Invista no desenvolvimento profissional e crie um ambiente que incentive a retenção de talentos. A performance do negócio está diretamente ligada à capacitação e motivação da equipa.

 

9.Controlo de gestão

Implemente um sistema de controle baseado num orçamento anual alinhado com os eixos estratégicos. Defina indicadores-chave que permitam o controle sistemáticos dos resultados e a tomada de decisões assertivas.

 

10.Cultura organizacional

A cultura organizacional define a identidade da empresa e influência o compromisso da equipa. Um ambiente de trabalho alinhado com valores sólidos promove o compromisso e impulsiona o crescimento do negócio.

A profissionalização de uma PME não acontece de forma instantânea, mas a implementação dessas ações pode ser o diferencial para garantir um futuro sólido e sustentável. Está na hora de transformar sua empresa!